Foto: Tales Trindade (Diário)
A obra de recuperação da estrada do Perau deve ter um passo decisivo neste sábado (22). Às 11h, uma vistoria técnica será realizada no local para a aprovação final do processo licitatório. A agenda contará com a presença do deputado federal Paulo Pimenta (PT) e do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A informação foi confirmada pelo vereador Sidi Cardoso (PT) durante entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN 93.5, na manhã desta quarta-feira (19). Segundo ele, a expectativa é de que o anúncio oficial sobre o avanço do processo ocorra durante a visita.
– Nós acreditamos que vai ser anunciado ali, pelo menos, a aprovação dos processos licitatórios, a documentação da parte técnica. E esperamos que, no anúncio, tenhamos novidades – afirmou.
O vereador destacou ainda a importância da presença do secretário, reforçando o impacto do trabalho da Defesa Civil na região.
– Wolnei é o grande responsável por todas as análises de plano de trabalho. Só Santa Maria teve praticamente 40 planos de reconstrução e restabelecimento, envolvendo pontes, gabiões e outras obras, somando mais de R$ 70 milhões – explicou.
Além das autoridades federais, a agenda contará também com a presença do prefeito de Itaara, Sandro Ferigollo (PT), e do prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSD), segundo o vereador.
Relembre o caso

A estrada do Perau está bloqueada desde maio de 2024, quando às fortes enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul e provocaram deslizamentos de grande porte no trecho. As chuvas desestabilizaram o paredão rochoso e comprometeram totalmente a pista, interrompendo a circulação entre os municípios de Itaara e Santa Maria.
Desde então, a via, considerada estratégica para o deslocamento diário e para o escoamento da produção local, permanece fechada. Além do impacto na mobilidade, a região exige atenção constante devido ao risco de queda de pedras, que aumentou após as sucessivas instabilidades climáticas de 2024 e 2025.
Ao longo dos últimos meses, a prefeitura de Santa Maria apresentou diversos planos de trabalho à Defesa Civil Nacional para garantir o financiamento da recuperação. O processo avançou após nove empresas participarem da concorrência pública, cujo resultado, homologado em outubro, definiu o investimento de R$ 20,78 milhões para reconstruir o trecho e implementar estruturas de contenção permanentes.
Com a vistoria deste sábado e a possível autorização para início imediato das obras, a estrada do Perau pode, enfim, dar o passo decisivo para sair do bloqueio que já dura mais de um ano.